quinta-feira, outubro 20, 2011

Corpo e Games II

Ja que na postagem anterior apresentei dois textos como base da evolução esportiva, não devemos negar a influencia atual dos games, em espaços diferenciados.

Considerando o esporte com regras e a atividade esportiva desde o sec.XX instaurados na Cultura, encontramos que, O esporte é uma dessas práticas classificadas, classificantes e classificadoras.

Bourdieu utiliza o modelo epistemológico ou sociologia reflexiva, e o metodológico ou seja a teoria da pratica, para analisar o campo esportivo.

“ a formação de um campo esportivo substanciado pela tônica da dicotomia entre esporte- prática e esporte- espetáculo; entre esporte de elite e esporte de massa. Contudo, outras oposições também se vinculam a este campo, como as que seguem reiteradas: amadorismo contra o profissionalismo; esporte de lazer versus esporte de competição; esportes de contato direto e esportes à distância; esportes que  requerem maior atividade intelectual e menor dispêndio físico versus esportes que solicitam maior uso da força e menor capacidade de reflexão, e os exemplos se multiplicam.”

Não ê do habitus que estamos a falar e sim do locus de escolha e o locus do investimento que refletem entre outras coisas as condições sociais.

Mesmo em Games esta posto o “campo de força” indicado pelo sociólogo, que tem por  mérito compor um campo de estudo de analise sociológica da estruturação e disseminação do fenômeno esportivo contemporâneo.



Campo de força este que nos fala das relações fomentadas no campo dos esportes, torcedores, técnicos, professores, jogadores, comerciantes e consumidores de bens e serviços esportivos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails